Sinais orgânicos na geologia de Ceres

Ceres, um objeto localizado no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter, mostra sinais de elementos orgânicos em seu registro geológico. O planeta-anão contém evidências de minerais com resquícios de amoníacos, água congelada, carbonetos, sais e materiais orgânicos. De acordo com os pesquisadores, estes elementos são ingredientes primordiais à vida.

Acredita-se que o objeto astronômico tenha de 4 a 5 bilhões de anos. O estudo de seus elementos orgânicos pode auxiliar na explicação da origem, evolução e distribuição de materiais orgânicos pelo sistema solar, dado que o objeto é datado dos primórdios do sistema. Dados da sonda americana Dawn mostraram uma concentração acima do valor esperado de matéria orgânica, numa região do hemisfério norte do planeta-anão.

Atividade hidrotermal e mobilidade fluídica, atividades geológicas do planeta-anão, parecem ser responsáveis pela ocorrência destes materiais orgânicos em certas áreas do objeto astronômico. A equipe do projeto Dawn continuará a estudar o planeta-anão, para identificar os fenômenos de transporte dos materiais orgânicos que caminham de dentro do planeta para sua superfície.

ScienceDaily

The following two tabs change content below.

Plenus

Apaixonado por ciências, música, línguas e teologia, adora adentrar nos mistérios da Rainha das Ciências, "linguagem pela qual Deus descreve o universo", diria Galileu Galilei.

Latest posts by Plenus (see all)

Banner 300 x250
buenos-aires_300x250.jpg