Sinais orgânicos na geologia de Ceres

Ceres, um objeto localizado no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter, mostra sinais de elementos orgânicos em seu registro geológico. O planeta-anão contém evidências de minerais com resquícios de amoníacos, água congelada, carbonetos, sais e materiais orgânicos. De acordo com os pesquisadores, estes elementos são ingredientes primordiais à vida.

Acredita-se que o objeto astronômico tenha de 4 a 5 bilhões de anos. O estudo de seus elementos orgânicos pode auxiliar na explicação da origem, evolução e distribuição de materiais orgânicos pelo sistema solar, dado que o objeto é datado dos primórdios do sistema. Dados da sonda americana Dawn mostraram uma concentração acima do valor esperado de matéria orgânica, numa região do hemisfério norte do planeta-anão.

Atividade hidrotermal e mobilidade fluídica, atividades geológicas do planeta-anão, parecem ser responsáveis pela ocorrência destes materiais orgânicos em certas áreas do objeto astronômico. A equipe do projeto Dawn continuará a estudar o planeta-anão, para identificar os fenômenos de transporte dos materiais orgânicos que caminham de dentro do planeta para sua superfície.

ScienceDaily

Loading...