Relatado na Bíblia, Eclipse tem seus detalhes revelados por cientistas

Um antigo eclipse relatado na Bíblia teve sua data determinada por cientistas. De acordo com os estudiosos, este deve ser o mais antigo eclipse solar relatado pela humanidade.

Combinando dados bíblicos e de textos do antigo Egito, foi possível apontar a ocorrência do fenômeno em 30 de Outubro de 1207 a.C. A partir daqui, tornou-se possível refinar datas de outros acontecimentos do Egito, particularmente dos eventos ocorridos no reinado de Ramsés, o Grande.

Eruditos bíblicos sempre ficaram perplexos com uma determinada perícope do livro de Josué, o primeiro dos livros históricos do antigo testamento. No livro, relata-se a tomada da terra de Canaã, prometida por Deus aos peregrinos que atravessaram o deserto, liderados por Moisés. A região abrange o estado moderno de Israel e partes da Palestina. No excerto, Josué roga para que o Sol permaneça sobre a antiga cidadela de Gibeão, até que o seu povo obtenha a vingança contra seus inimigos (Js 10,12).

O professor Colin Humphreys, da universidade de Cambridge, defende que, se o texto contiver algum acontecimento histórico, o relato tratar-se-ia, na realidade, de um uma observação astronômica.

“A tradução moderna da Bíblia do Rei James, de 1611, costuma interpretar a ocorrência de uma interrupção no movimento do Sol e da Lua”, afirma Humphreyes. “No entanto, quando olhamos para o texto original, pode-se inferir que, simplesmente, o o sol e a lua pararam de fazer o que normalmente fazem. Neste contexto, o texto original pode conter uma referência a um eclipse solar: quando a Lua encontra-se entre a Terra e Sol, bloqueando a passagem de raios solares ao planeta. Esta possibilidade tem suporte no fato de que, em hebreu, a palavra que designa o evento tem a mesma origem da palavra babilônica utilizada em antigas tábuas astronômicas, que descreviam eclipses”, afirma o professor.

Uma evidência arqueológica de que os israelitas estiveram em Canaã, entre 1500 e 1050 a.C, é a Estela de Merneptá, um antigo texto egípcio, da época do reinado do faraó Merneptá, filho de Ramsés, o Grande. O texto, gravado num enorme bloco de granito, menciona a campanha militar vitoriosa do faraó, na qual ele conseguiu derrotar os israelitas, na terra prometida.

Os pesquisadores utilizaram modernos sistemas computacionais para traçar o momento em que o eclipse teria ocorrido. A equipe levou em conta anomalias de rotação do planeta terra. De acordo com o estudo, o único eclipse visível, na quela época e lugar, ocorreu em outubro de 1207 a.C, durante a tarde.

Desdobramentos

Os cálculos foram publicados no periódico “Journal of Astronomy and Geophysics”. Se estiverem corretos, será possível datar o reinado de Ramsés e de seu filho.

“Os eclipses são, muitas vezes, utilizados como pontos fixos para datação de eventos do mundo antigo”, afirma o professor Humphreys. Como

Com a nova referência do eclipse, o reinado de Merneptá terá começado entre 1209 e 1210 a.C. Juntando esta informação às fontes históricas, o reinado de Ramsés foi calculado entre 1276 e 1210 a.C, com a precisão de um ano, para mais ou para menos.

NewHistorian