Possível partícula de matéria escura emana de estrelas anãs

Estrelas em processo de resfriamento podem estar emitindo luzes de natureza da matéria escura, apontam cientistas. Na verdade, este achado é inédito: a maior parte da matéria do universo deve ser montada sobre peças de matéria escura.

qr1

H. RICHER/UBC ET AL., WFPC2, HST, NASA

Algumas estrelas tem reduzido sua temperatura mais rápido que o esperado pelos pesquisadores. Este fenômeno ,fora do comum, dá pistas sobre a presença de partículas hipotéticas, conhecidas como áxion (ou axião). Tais partículas foram previstas como candidatas à constituição da matéria escura.

Pesquisadores analisaram recentes medições de um tipo de pequenas estrelas quentes. Estas cinco estrelas anãs oscilam sua luminosidade, ora escurecendo, ora brilhando mais forte. A taxa de variação de sua luminosidade deve estar ligada à velocidade com que estar estrelas estão resfriando. Além disso, as estrelas observadas estão resfriando de modo mais rápido que o esperado.

“Vistos individualmente, os resultados não são interessantes, mas , ao analisarmos de modo global, os resultados apontam para um padrão que pode indicar algo divertido em andamento”, relata Maurizio Gianotti, físico da Universidade Miami Shores, líder do grupo de pesquisa que relatou estes achados.

A equipe considerou diversas possibilidades de explicação para o rápido resfriamento destas estrelas. Ao fim do estudo, a explicação que continha o áxion, foi a que mais se encaixou nas observações. Enquanto saem das estrelas, as partículas carregam alguma energia estelar consigo, levando a estrela a resfriar a longo prazo.

ScienceNews