Observatório Municipal de Campinas

Localizado na cidade de Campinas, terra da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e de Carlos Gomes, o observatório é uma das principais iniciativas públicas para difusão da astronomia no Brasil. Neste caso, trata-se de um instituto municipal, portanto é mantido com o dinheiro dos contribuintes do município - um exemplo de como a ciência deve fazer parte do roteiro cultural de uma cidade.

Foi inaugurado no dia 15 de janeiro de 1977. Nos últimos anos, tornou-se mais conhecido, dados os esforços dos pesquisadores do local, sobretudo do astrônomo Júlio Lobo, em popularizar o conhecimento astronômico e o amor à observação dos astros. Diversos eventos deram-se no local, em especial aqueles com a presença dos caminhões Food Truck, muito populares entre os moradores da cidade.

A seguir, seguem as informações constadas no site da Prefeitura Municipal de Campinas.

Atendimento ao Público

Domingos, das 17h00 às 21h00, ingresso R$ 3,00

Programação: Exposições e videos temáticos de astronomia e ciências afins, reconhecimento do céu à vista desarmada e observações ao telescópio dos astros em evidência: Saturno, Lua, aglomerados estelares, estrelas duplas e outros.
Obs.: Em caso de tempo nublado ou umidade relativa do ar acima de 70%, não ocorrem observações ao telescópio; em caso de tempo chuvoso, são suspensas as atividades.

Atendimento às Escolas

Para o segundo semestre: segunda à sexta-feira, com prévio agendamento.

Horários disponíveis: 17h30 às 20h00 e das 19h45 às 21h30.
Horário para agendamento: Segunda à sexta, das 15h00 às 23h00; nos demais horários, somente anotações para informações.

Estrada das Cabras (CAM 245) s/Km, Monte Urânia, Serra das Cabras, Distrito de Joaquim Egídio, (19) 3298-6566, Campinas/SP.
Latitude (φ): 22º53.59’59.9” Sul – Longitude (λ): 46º49.49’30” Oeste – Elevação (h): 1.030 m www.observatorio.campinas.sp.gov.br
Correspondência: Rua José Ignácio no 14, Distrito de Joaquim Egídio, Campinas/SP, CEP 13108-006.
e-mail: oaorf@ig.com.br

http://observatorio.campinas.sp.gov.br/

Vídeo gravado no observatório em 2016

The following two tabs change content below.

Plenus

Apaixonado por ciências, música, línguas e teologia, adora adentrar nos mistérios da Rainha das Ciências, "linguagem pela qual Deus descreve o universo", diria Galileu Galilei.

Latest posts by Plenus (see all)

Carrefour
Carrefour