Inovação permite ler antigos livros sem manuseá-los

Já pensou ter visão de raio-X e conseguir ler uma página oculta de alguma coisa? A resolução de uma prova na mesa do professor, por exemplo? Ao menos para fins honestos, pesquisadores apresentam inovação técnica que permite a leitura de livros antigos sem manuseá-los.

opo0328aOs cientistas bolaram uma maneira de ler sem danificar a estrutura de livros ou provocar rasgos em páginas (e não, não falamos sobre livros digitais aqui). Um novo método utiliza uma radiação da ordem de tera-hertz – luzes cujo comprimento de onda encontra-se entre as micro-ondas e o infravermelho- para terem acesso ao conteúdo de texto contido em livros fechados. A técnica não será empregada em leitura corriqueira, mas em livros raros e antigos, demasiadamente frágeis para serem abertos.

Barmak Heshmat , do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussets), e colegas começaram pequeno, com um pequeno livro de 9 e finas páginas, o qual tem letras escritas à tinta em cada página. Bombardeando o livro com esta radiação de tera-hertz e olhando para as ondas refletidas, os cientistas puderam ler as letras em seu interior.

Diferenças ,no modo como a radiação interage com a tinta e o papel, permitiram aos pesquisadores perfurarem o contorno sombreado das letras, e um algoritmo de reconhecimento de caracteres pôde, automaticamente, decodificar as letras. Através da contagem de tempo, os pesquisadores passaram de uma página à outra; em páginas finais, por exemplo, as ondas penetraram profundamente antes de refletirem e, por isso, levaram mais tempo para retornarem.

A técnica poderá ser utilizada em pinturas, como para encontrar uma possível marca de um artista a qual venha estar oculta sob a espessura da pintura.

Fonte: ScienceNews