Desvendada mensagem cósmica em hieróglifos de 5 mil anos

Próximo da vila de El-Khawy, Egito, arqueólogos descobrem uma espécie de quadro de avisos cravados em pedras. Os símbolos, com mensagens relacionadas ao cosmo, são um dos mais antigos hieróglifos monumentais conhecidos e datam de 5200 anos atrás.

Pierre Tallet

Dentre os diversos sinais, há duas cegonhas, voltadas de costa, uma para outra, com a presença de um pássaro íbis entre elas. Esta disposição dos animais sugere que a escrita esteja relacionada com a cosmologia do ciclo solar, segundo John Darnell, professor da universidade de Yale e responsável pelas expedições ao referido local. Ele completa: “não se encontram símbolos semelhantes em outros sítios egípcios”.

Por sua vez, o símbolo da cabeça de um touro em um mastro é um símbolo mais recorrente em sítios arqueológicos do Egito. “A cabeça parece representar a autoridade e o poder real na época da formação do antigo estado egípcio”, afirma Darnell.

Juntos, o 4 símbolos formam uma expressão da autoridade real sobre a ordem cosmológica. As inscrições eram visíveis aos viajantes que passavam em direção à cidade antiga de Elkab. O interessante é notar que a exposição das mensagens a tanta gente evidencia a capacidade de leitura, por uma boa parte da população da época.

As cavernas foram descobertas numa expedição realizada em pelo Museu Real de Arte e História, da Bélgica, e pela Universidade americana de Yale. A equipe trabalhou em colaboração com a entidade governamental egípcia de antiguidades.

LiveScience

Loading...