Conheça a Stein 2051 b e sua curiosa vizinha

A imagem a seguir foi feita pelo Hubble e mostra a anã branca, Stein 2051 B. Uma estrela menor aparece abaixo, levando-nos a crer que sejam estrelas vizinhas. Contudo, as estrelas localizam-se muito distantes uma da outra. A Stein 2051 B dista 17 anos-luz da terra (uma distância equivalente a $$1,608\cdot 10^{14} km$$); sua companheira aparente está bem mais distante, cerca de 5000 anos-luz daqui. Stein 2051 B reside no céu setentrional, na constelação da Girafa.

NASA, ESA, and K. Sahu (STScI)

Num período de dois anos, os astrônomos fizeram observações da anã branca, do núcleo explosivo de uma estrela normal e da fraca estrela ao fundo. O Hubble observou que a estrela morta passando na frente da estrela de fundo, está defletindo sua estrela. Outros cálculos dos pesquisadores mostraram que a massa da anã branca aproxima-se de 68% da massa do nosso sol.

A anã branca foi nomeada em honra ao seu descobridor, o padre católico e astrônomo holandês, Johan Willem Jakob Antoon Stein (1871 – 1951). Stein completou seu doutorado na Universidade Leyden e ministrou aulas de matemática e física em Katwijk. Ele também foi diretor do Observatório astronômico do Vaticano e foi o responsável pela modernização daquele instituto, mudando sua localização para Castel Gandolfo.

 

Hubble

Loading...