Câmera poderosíssima captura 5 trilhões de frames por segundo

Desenvolvida nova câmera de vídeo, capaz de capturar 5 trilhões de frames por segundo, o equivalente a 5 trilhões de imagens. A novidade tecnológica ultrapassou, com folga, as mais poderosas câmeras comerciais, que capturam 100.000 frames por segundo, apenas. De tão poderoso, o dispositivo é capaz de registrar fenômenos nunca antes vistos, como reações químicas muito velozes, tais como aquelas que iniciam a combustão, por exemplo.

Os cientistas da Universidade de Lund, Suécia, demonstraram a velocidade do equipamento, filmando partículas de luz que viajavam distâncias muito pequenas. Após a filmagem, os pesquisadores reduziram a velocidade de reprodução do vídeo, para observar os detalhes capturados.

Repetidamente, feixes de laser são lançados num objeto. Cada flash é identificado com um código único. O objeto reflete cada flash, e a captura de cada reflexão é combinada em uma única imagem. A partir daí, o algoritmo computacional separa as imagens em um vídeo. A novidade poderá ser comercializada em até dois anos.

ScienceNews