Atração do dia, Saturno leva mais de mil pessoas ao Observatório de Campinas

No último dia 15 de junho, feriado de Corpus Christi, o Observatório Municipal de Campinas recebeu cerca de 1168 pessoas, para a observação de diversos corpos celestes, mas, em especial, do planeta Saturno.

Os portões foram abertos às 18h, com o telescópio do local recebendo uma longa fila de curiosos. Ao lado, voluntários ajudaram na distribuição do público, com telescópios particulares que observavam vários outros objetos, como Júpiter, Aglomerado da Caixinha de Joias, Nebulosa de Carina e o Aglomerado Globular Ômega Centauri.

Às 21h, quando Saturno começava a despontar no céu, muitos puderam admirar os maravilhosos anéis do segundo maior planeta do Sistema Solar. Neste dia, Saturno ofereceu um brilho especial ao público presente, seu posicionamento em oposição ao sol.

“Este ótimo posicionamento ocorre quando Saturno é quase diretamente oposto ao Sol no céu. Uma vez que o Sol atinge sua maior distância abaixo do horizonte, à meia-noite, o ponto oposto a ele é mais alto no céu ao mesmo tempo. Em torno da mesma hora em que Saturno passa a oposição, ele também faz sua aproximação mais próxima da Terra – denominada perigeu – fazendo com que ele apareça no céu mais brilhante”, afirma o astrônomo Júlio Lobo.

Com uma ajudinha da Lua minguante, que nasceu apenas por volta das 23h, as observações foram excelentes, graças, também, ao trabalho da equipe do OMJC.

 

Loading...