Liderados pelo pesquisador Gerd Weigelt, grupo internacional de pesquisadores monta uma imagem única do sistema Eta Carinae , através do VLTI (Very Large Telescope Interferometer) do ESO (Observatório Europeu do Sul – Chile).

Eta Carinae

Localizado na nebulosa de Carina, conhecida por ‘Caixinha de Joias’, o sistema binário Eta Carinae  é colossal e consiste de duas estrelas muito massivas que orbitam uma a outra. O sistema é bem ativo e produz um vento estelar que viaja à velocidade acima de 10 milhões de quilômetros por hora. A região compreendia entre as duas estrelas, onde os ventos estelares de cada estrela colidem, é altamente turbulenta.

Devido ao poder destes corpos celestes, um poderoso fenômeno, conhecido por ‘Grande Erupção’ foi observado naquele sistema, nos anos de 1830. Agora, sabemos que isto foi causado pela grande quantidade de gás expelido destas estrelas gigantes, em curto período de tempo, o que levou à criação da nebulosa Homúnculo. O efeito combinado ,do vento estelar das duas estrela, eleva as temperaturas a milhões de graus e provoca um verdadeiro dilúvio de Raios-X.

A região em que ocorre a colisão das partículas, é relativamente pequena. Muitas vezes, os telescópios em terra e no espaço não são capazes de capturar imagens detalhadas da região. O grupo dos pesquisadores utilizou a poderosa capacidade do VLTI para adentrar nesta violenta região pela primeira vez.

A nova imagem ,obtida pela equipe, claramente exibe as estruturas existentes entre as duas estrelas de Eta Carinae. “Nosso sonho tornou-se realidade. Agora podemos obter imagens de qualidade superior na forma de infravermelho. O VLTI proporciona a oportunidade única de melhorar nossa compreensão física de Carina e de muitos outros objetos importantes”, disse Gerd Weigelt.

Ao lado da imagem obtida, a observação espectral da zona de colisão permitiu a medição da velocidade de colisão do vento estelar. De posse destes dados, a equipe foi capaz de produzir modelos computacionais mais acurados acerca da estrutura interna deste suntuoso sistema binário, os quais irão ajudarão a melhorar nossa compreensão sobre este tipo de fenômeno estelas.

ESO

Referências:


Plenus

Apaixonado por ciências, música, línguas e teologia, adora adentrar nos mistérios da Rainha das Ciências, "linguagem pela qual Deus descreve o universo", diria Galileu Galilei.